sábado, 12 de maio de 2007

Monumento dos Mártires

Ultimamente o tempo tem estado fabuloso e cada dia que passa a temperatura tende a subir. Agora são raros os dias em que se consegue avistar uma nuvem no céu, característica do clima Mediterrânico.

Quinta-feira passada visitei o imponente Monumento dos Mártires, localizado no topo de uma das colinas de Argel. Pelo caminho fui tirando algumas fotos panorâmicas sobre a cidade, construída numa enorme encosta voltada para o mar. Argel é também conhecida como a cidade branca, dá para perceber porquê nas fotos.




O Monumento dos Mártires foi construído em homenagem aos heróis da independência da Argélia, após esta se ter tornado independente da França, a 5 de Julho de 1962. Dada a importância do seu simbolismo, é tradição que qualquer figura de estado estrangeira que visite o país, coloque uma coroa de flores no túmulo que existe no monumento. Este túmulo é dedicado aos mártires, conhecidos e desconhecidos, da Argélia, que perderam a vida na luta pela independência, que se arrastou por mais de 130 anos. De facto, este monumento é um símbolo da nação e povo argelinos.



Mesmo ao lado do monumento decorria um evento, que parecia tratar-se de uma exposição com música ao vivo.




4 comentários:

Anónimo disse...

oi, gostei de fazer esta visita no seu blog. gostaria de saber mais sobre este pais, o meu marido vai trabalhar para lá e quer que vá com ele, tenho algumas duvidas cerca das mulheres terem que usar véu!!!voce pode-me ajudar?obrigado

13inary disse...

Olá!

Em relação ao uso do véu, do pouco tempo que lá passei, apenas posso dizer que vi muitas mulheres na rua sem ele.
As mulheres argelinas com quem trabalhei vestiam todas bem, seguindo os padrões normais de qualquer país desenvolvido. Nenhuma usava véu e todas eram letradas, muito inteligentes e, aparentemente, independentes.

Por outro lado, a sociedade argelina continua a ser bastante machista, principalmente nas classes mais baixas. Tal facto é mais notório em eventos ou ajuntamentos públicos, em que se nota uma grande contenção das atitudes femininas, contrastando com a liberdade e euforia das atitudes masculinas. Inclusive, existem regras para frequentarem as mesquitas. Por exemplo, as mulheres colocam-se sempre atrás dos homens, para que estes não tenham pensamentos "impróprios" durante as cerimónias.

Ao mesmo tempo, não será certamente dos países islâmicos com as regras mais rígidas e conservadoras em relação às mulheres, mas as suas vestes, embora modernas, nunca são decotadas, e acredito que sozinhas tenham uma certa limitação de movimentos.

Não sei como será o seu tipo de personalidade. Se gostar de aventura, viajar, conhecer culturas e gentes diferentes, e estiver à procura de expandir os seus horizontes e forma de olhar o mundo à sua volta, acho que deve ir em frente com esta experiência. Terá de abdicar de algumas coisas mais mundanas, é certo, mas irá usufruir de muitas outras novas.
Se tiver possibilidade, aconselho a fazer uma visita de poucos dias para experimentar o espírito argelino.

Espero ter dado alguma ajuda!

Sugiro também a visita deste blog: http://glosa-crua.blogspot.com/
Certamente encontrará mais informação sobre a Argélia.

Obrigado pela visita.

PS: Come-se peixe muito bom em Argel.

Anónimo disse...

Ola, gostei muito do seu blog, tambem gostaria de saber como tratam as europeias por la, e se conhece algum site onde possa procurar trb, pois gostaria muito de ir la, obrg o meu mail e: pcris-40@hotmail.com

13inary disse...

Olá! Infelizmente não acho que possa ajudar a responder à sua pergunta. Apenas lá passei cerca de 3 semanas e não conheço nenhuma europeia que lá tenha estado. A minha percepção resume-se ao comentário que publiquei acima. Uma coisa é certa, os movimentos das mulheres são limitados, a menos que acompanhadas por um homem.
Quanto so site para procurar emprego, estou completamente a leste! Ainda assim, qual é a sua área de formação?