domingo, 25 de fevereiro de 2007

Praia da Macaneta

Fiquei mais uma semana a trabalhar em Moçambique e no fim-de-semana lá consegui dar o meu mergulho no Índico.
Na verdade foram vários e não apenas um!
Sabia de antemão que a água era quente, mas nunca pensei que fosse tanto.
Depois de anos a mergulhar no Atlântico, nunca poderia imaginar que fosse possível a água de um oceano ser tão quente.
Andei enganadinho este tempo todo!
Entrava e saía da água sem sentir diferença de temperatura. Inacreditável.

Não há dúvidas de que Moçambique tem um potencial enorme para o turismo.
Povo acolhedor, clima quente, praias fenomenais e boa cozinha. Que mais se pode desejar para passar umas boas férias?

Estive na praia da Macaneta, em Marracuene, a cerca de 40Kms de Maputo.
Ali o mar namora uma lagoa, separados por um areal que se estende a perder de vista.



Na segunda ronda de mergulhos fui praticamente expulso da água por um pequeno ser.
Estava eu todo entusiasmado a iniciar a segunda ronda de mergulhos quando sinto uma comichão no braço esquerdo.
Com um reflexo automático sacudi algo azul gelatinoso, com uma espécie de cordão umbilical, que se prendia à minha pele.
Saí imediatamente da água e a comichão continuava, mas mais intensa.
Logo depois venho a saber que se tratava de uma espécie de pequenas alforrecas, apelidadas de garrafas azuis.
A "picada" não era grave e acalmei a comichão com um pouco de vinagre, a conselho do empregado de balcão do restaurante local.
Ao fim de meia hora o ardor já tinha passado completamente, ficando apenas uma pequena marca avermelhada.
Aqui fica a foto de um espécimen:

Claro que não tive coragem de voltar à água.
Mas as praias do Índico entraram directamente para o meu Top Beach.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ele são aranhas, ele são mini-aforrecas azuis, ela são elefantes e hipopótamos .... pppfffff não ha bicho que te escape!!!
Fogo e africanas?!! nada!?? nenhuma te atacou??? HUUMMMMM
Bem, mais uma viagem que ta a acabar, aguardo pelo nosso almoço para contares as novidades!
Quizera eu dar um mergulho no Indico, lá na India com a quantidade de bacterias que existe por todo o lado, não me vou poder dar a esse luxo...oh well!!!
Ainda bem que aproveitas-te! A vida não é só trabalhinho, há momentos unicos que não se podem perder, precisam sim ser VIVIDOS, pois são esses momentos que fazem com que a vida faça sentido e lhe dão um sabor tão mágico! Momentos que um dia vais recordar com muita ALEGRIA *~*
Bem, alonguei-me! oooppsss ;)

Beijo e BOA VIAGEM de regresso *

13inary disse...

Ainda houve algumas investidas africanas mas esquivei-me. É preciso preencher alguns requisitos.
Acho que tive azar porque há moçambicanas bem giras!
Pois é, estou quase de regresso ao futuro. Temos que combinar esse almoço e fazer dele mais um momento mágico antes de emigrares para a Índia. ;)
Se eu fosse para lá duvido que voltasse tão cedo!

Quando estiver em solo tuga ligo-te.
Beijo*

carlos macedo disse...

apesar da reportagem datar de 2007 e estarmos em 2010 não podia deixar de comentar que apesar de ocorridos cerca de 35 anos ainda me lembro dessas garrafas azuis na praia da macaneta como se fosse hoje. Enquanto noutras praias de certa forma abundavam a alforrecas de côr acinzentada/transparente com diametros variáveis entre os 10 e 25cm, na Macaneta as "azulitas" tambem existiam em quantidade consideravel. Muitas vezes a caminhar tambem se sentiam o efeito do seu fio nos pés. Abraço