domingo, 18 de fevereiro de 2007

Kruger Park

Sendo provavelmente este o meu último fim-de-semana em Moçambique, tinha planeado uma despedida em grande.
Ilha de Inhaca no Sábado e Kruger Park no Domingo.

Sábado de manhã estava de chuva e decidi não arriscar, acabando por ficar em Maputo.
Como é habitual em África o tempo à tarde voltou ao normal, e ficou novamente calor, muito calor!
Todos os que conheço por estas bandas tinham ido passar o fim-de-semana ao Bilene e por isso estava por minha conta.
Almocei à beira mar no Sagres, depois regateei uns DVD's na rua para me entreter durante a tarde, fui até à piscina, jantei no Mundo's e fui beber umas tónicas ao África bar.

Domingo bem cedo lá estava o meu guia à espera no Hotel, para me levar até à África do Sul a conhecer o Kruger Park.

O Parque Nacional Kruger é a maior área de conservação de fauna bravia da África do Sul, cobrindo cerca de 20 000 km2. Está localizado no nordeste do país, nas províncias de Mpumalanga e Limpopo e fazendo fronteira com os distritos moçambicanos de Moamba e Magude, na província de Maputo e Massingir e Chicualacuala na província de Gaza.
Tem uma extensão de cerca de 350 km de norte a sul e 60 km de leste a oeste.
Juntamente com o Parque Nacional do Limpopo, em Moçambique, e com o Parque Nacional Gonarezhou, no Zimbabwe, forma a Área de Conservação Transfronteiriça do Grande Limpopo.
O Parque Nacional Kruger faz parte da Reserva da Biosfera Kruger-Canyons.
(Origem: Wikipédia)
(Mais informações em: http://www.sanparks.org/parks/kruger/)



Já tinha visto a maioria dos animais quando era mais novo no jardim zoológico.
Mas vê-los sem cercas e vedações no seu habitat natural foi indescritível.

Girafas


Consegui realmente relaxar e esquecer todas as preocupações "impostas" pela sociedade, até ao ponto de me reconhecer como animal que sou, em pé de igualdade com os outros animais que ia encontrando, lutando pela sobrevivência.
Foi um dia inesquecível que me tocou profundamente, recarregou de energia e realçou a magia da Vida.
É por estas, e por outras, que tento ser vegetariano.

Impalas (imensas)


Não foi difícil encontrar os animais, já que abundam um pouco por todo o parque.
Eis os que consegui ver: girafas, rinocerontes, uma tartaruga, impalas, javalis, gnus, zebras, crocodilos, babuínos, elefantes, abutres, cudos, rolas, cegonhas, patos marrecos, morcegos, escaravelhos, esquilos, avestruzes e várias espécies de pássaros coloridos.
Só faltaram mesmo os búfalos, leões, hienas e leopardos. Talvez noutra oportunidade!

Rinoceronte branco


Hipopótamos


O ponto alto do safari foi quando uma manada de elefantes atravessou a estrada, mesmo à nossa volta!
Memorável...


Elefante africano


Morcegos (cobertura da esplanada, na zona de repouso onde almocei)


Deixo aqui o link para uma crónica perfeita sobre o Kruger, doutro tuga que por lá passou:
http://cronicasmaputo.blogspot.com/2005/04/kruger-park.html

2 comentários:

Unknown disse...

Bem...nova tentativa....
"Entao, tanta foto e nao apareces em nenhuma??!... tas no meio dos elefantes ou das girafas??... Cá para mim tas é com uma rastafariana mulatinha toda caliente...pois pois ... huuummm...!!
Tenho que aparecer um dia deste no porto para me contares historias desse safary....és fresco és...ai és és!!!
Tenho dito!
bjs e porta-te...maaaaaaaaalll!!!
Nazarena de Maaaarte

13inary disse...

Eu estava mesmo lá por cima nas árvores, pendurado nas lianas à procura da Jane.
Mas não a encontrei!

Então quando fores ao Norte avisa pra te contar as histórias.

Bjs ;)