quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Faial

Há locais onde, sem razão aparente, sentimos fortes energias, logo desde o momento da nossa chegada. A ilha do Faial é um desses locais.
Porquê?
Porque, para além da beleza natural que caracteriza a ilha, milhares de pessoas, dos quatro cantos do planeta, concentram os seus pensamentos e energias neste lugar.

Vista do Monte da Guia sobre o Porto Pim

A cidade da Horta, graças à sua posição estratégica, teve sempre uma enorme importância.
No início, a partir do séc. XVIII, como porto de escala de baleeiros e outras embarcações comerciais.
Depois com a chegada dos cabos telegráficos submarinos. O primeiro foi instalado em 1893, e ligava a Horta a Carcavelos, onde se conectava com outro vindo da Cornualha, Inglaterra.
Entretanto, as tecnologias foram evoluindo, até que os cabos foram ultrapassados. Vieram então os hidroaviões dos EUA, que faziam escala na Horta a caminho da Europa.
Também os hidroaviões acabaram por ser ultrapassados e, depois das embarcações comerciais, surgiram os iates de recreio, que ainda hoje fazem escala obrigatória na marina da Horta.

Forte de Santa Cruz, actualmente uma pousada

Igreja de São Salvador, na Horta

Praia do Almoxarife

Segundo a mitologia, o marinheiro que por aqui passar e se atrever a não pintar nas muralhas da marina ou porto da Horta, vai ter problemas no mar.
Assim, o basalto e o betão estão apinhados de pinturas, cada qual com uma história de personagens distintos, que um dia por aqui passaram, rumo à realização dos seus sonhos.



Ao caminhar pela marina, ao atravessar os testemunhos de tantos sonhos tornados realidade, aquele lugar vigiado pela montanha mágica do Pico, talvez um lugar comum à nossa dimensão, e à dimensão onde os sonhos nascem e as nossas almas habitam, foi uma prova de que vale a pena acreditar, que a luta pelos nossos sonhos não é, de todo, em vão.




Também mítico é o Peter Café Sport, com o seu famoso "gin tonic". Ir ao Faial e não visitar o Peter Café Sport, é pior do que ir a Roma e não ver o Papa! A revista Newsweek chegou mesmo a integrar o Peter Café Sport entre os melhores bares do mundo.

Peter Café Sport

Este café tornou-se numa paragem obrigatória para os velejadores que cruzam o Atlântico, e o seu falecido dono, José Azevedo, deixou amigos em todo o mundo. José Azevedo foi reconhecido inúmeras vezes pela sua amizade, apoio ao desenvolvimento do turismo na ilha, e tantos outros motivos, que chegaram até a ser citados em vários livros. Vale também a pena visitar o seu museu de scrimshaw (gravuras em osso de baleia), situado no piso superior do café.

Interior do Peter Café Sport

Scrimshaw

Famosa é também a curiosa fotografia tirada por José Azevedo, no dia 15 de Fevereiro de 1986, Sábado, entre as 12h e as 16h, altura da maior tempestade deste século nos Açores, em que o vento atingiu velocidades de cerca de 250Kms/h. As ondas atingiram alturas entre 15 e 20 metros, e a rebentação chegou a atingir os 60 metros.
Dois anos depois, querendo mostrar o acontecimento com mais facilidade aos iatistas, José Azevedo passou duas das fotografias de diapositivo a papel. Descobriu então que no momento em que tinha tirado uma delas, se tinha formado, na rebentação da onda, uma figura humana (cabelo, olhos, nariz, boca e barba), dando-lhe o nome de "Neptuno na Horta".
(in cartaz promocional da ilha do Faial)

"Neptuno na Horta"

Histórias e mitos à parte, viajar pela ilha do Faial, sempre com o Pico de vigia, foi mais uma viagem à descoberta do infinito poder da mãe Natureza.

O vulcão dos Capelinhos e a sua paisagem lunar, e a Caldeira, cratera do vulcão que originou a ilha, foram as paisagens que mais me marcaram.

Vulcão dos Capelinhos

Nem as inúmeras fotos da Caldeira, com as quais me cruzei desde a nossa chegada à ilha, foram suficientes para me preparar para o impacto ao vivo, que ainda me conseguiu arrancar um "Uooouuu!".

Caldeira

Não há foto alguma que consiga transmitir a beleza destas ilhas, com todo o seu esplendor. É preciso lá ir, para ver e sentir...

Caldeirinhas

Locais de interesse na ilha do Faial:

- Horta;
- Marina e porto da Horta;
- Porto Pim;
- Monte da Guia;
- Café Peter's e o museu de scrimshaw;
- Ponta da Espalamaca;
- Praia do Almoxarife;
- Praia do Norte;
- Ponta e vulcão dos Capelinhos;
- Caldeira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo, tavas muito inspirado quando escreveste este post. Lol...
jokita gd