sábado, 28 de abril de 2007

Bienvenue en Algérie


Desta vez aterrei em Argel.
Na pista, em volta do avião, a polícia mantinha um dispositivo de segurança. No caminho para o hotel perdi a conta às pequenas barreiras policiais, à chegada ao hotel os seguranças fizeram uma rápida inspecção ao motor e mala do táxi e, por fim, mesmo à entrada do hall havia uma máquina de raios-x e um detector de metais. Nada de anormal para um argelino.

Ainda não tive tempo para conhecer um pouco da cidade. Cheguei, desfiz as malas e ainda não saí da rotina hotel-trabalho-hotel.
Tenho que admitir que o mundo árabe exerce sobre mim um certo encanto. Porquê? Pelas cores, odores, grande espírito de abertura e simpatia para com os estrangeiros que tenho sentido nas pessoas.

Dizem-me que os argelinos invejam os países vizinhos, nomeadamente a Tunísia e Marrocos, pelo turismo. Infelizmente aqui o terrorismo continua a ser um grave problema.
Ontem, numa das viagens que fiz de táxi, o taxista falava com orgulho dos locais interessantes para visitar na cidade. “Ce le Ministère des Finances.”, disse ele enquanto apontava para um imponente edifício, todo espelhado e de arquitectura moderna.
A Argélia é um país com bastantes recursos, e exporta inclusivamente gás natural para Portugal. Nos últimos tempos o governo tem vindo a construir novos ministérios, sinais da riqueza que a Argélia começa a acumular.

Ontem ao jantar comi o tradicional couscous. Escolhi um couscous de vegetais, que foi acompanhado por um molho de tomate, também com vegetais. Para ajudar a criar ambiente, havia música tradicional árabe ao vivo e também uma dança do ventre.
Enfim, instalou-se o encanto das Mil e Uma Noites.

Tadjine


Para terminar escolhi o tradicional thé à la menthe, que tanto apreciei quando estive em Marrocos. Muito melhor do que as águas tónicas com quinino em Moçambique, que ajudavam a prevenir a Malária.

Chicha

2 comentários:

Cátia Correia disse...

Com que então danças do ventre... Afinal tas ai pa trabalhar ou para ver as meninas a dançar, uh?!=P Fazes bem. Tem tudo um aspecto fantástico, que inveja! vê se trazes uma chicha desta vez, afina já não tens ai os teus pais=PpP
Beijinho grande amigo, diverte-te!

13inary disse...

A história não foi bem assim... Da outra vez também não estava com os meus pais.
A verdade é que já não tenho espaço lá em casa!
Quando encontrar a minha nova casa já posso levar as recordações todas de que gostar. Já faltou mais.