sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Carnaval (Parte I)

Estar no Brasil pela altura do Carnaval, é daquelas oportunidades que não podem ser desperdiçadas.

Depois do expediente, juntamente com os colegas de trabalho, lá nos dirigimos para o Sambódromo paulista.
À chegada, trânsito infernal. De todos os lados, a pé, ou em autocarros, apareciam pessoas fantasiadas, das mais variadas idades.

Por cima da vedação, avistávamos os carros alegóricos. Gigantescos, e de uma qualidade impressionante.
No final do recinto, já organizadas, em fila, entravam as escolas de samba.
Ficamos logo entusiasmados para entrar e assistir aos desfiles. Quanto mais não fosse pelas rainhas que encontrámos, com corpos esculturais, e sem nada a esconder!

Esta foto deve aumentar as visitas masculinas do Life Trips!

Dirigimo-nos então às bilheteiras:
"- Temos apenas um ingresso, para um camarote, por 1500 reais."
Uma loucura!

Restava-nos apenas encontrar um cambista. Cambista é quase uma profissão no Brasil, só lhes deve faltar ser sindicalizados. Vendem bilhetes para qualquer tipo de evento, e parecem safar-se bem.

Cambista: - 200 reais cada ingresso.
13inary: - 200 reais pelos 4.

Adoro negociar, fruto de um curso intensivo tirado numas férias em Marrocos, e do mestrado tirado em Moçambique.
Depois de algumas trocas de números, lá consegui os bilhetes por 100 reais cada. Tendo em conta a situação, acho que não foi um mau negócio.
E é claro, o cambista ainda me deu o seu cartão de visitas. Que profissionalismo!

Depois de "arrastar" o cambista até à entrada, não fossem os bilhetes ser falsos, entrámos, e logo procurámos um lugar na arquibancada.
Tinha acabado de começar a passar a escola de samba Unidos de Vila Maria.
O ambiente estava animado. O público cantava e sambava, ao som da música da escola.

Eis que passa o primeiro carro alegórico.
Fiquei completamente embasbacado!
Os carros eram gigantescos, mais altos do que as arquibancadas, as fantasias super coloridas, e os figurinos imensos.
Subitamente esqueci os 100 reais que tinha pago! Valeram bem a pena.



Quem é que nunca viu, os desfiles do Rio de Janeiro na televisão?
Ver na tv é completamente diferente de viver ao vivo.
Ainda assim, aqui ficam os vídeos:











Cada escola que desfila tem um enredo. O enredo da Unidos de Vila Maria era “Irashai-Mase [bem vindo, em japonês], Milénios de Cultura e Sabedoria no Centenário da Imigração Japonesa”, uma homenagem aos imigrantes japoneses no Brasil.



Sexta, dia 1 de Fevereiro, foi o primeiro dia dos desfiles em São Paulo.
Unidos de Vila Maria foi a terceira escola da noite a desfilar. Assistimos ainda ao desfile de mais 2 escolas, Águia de Ouro e Tom Maior, até decidirmos ir embora, já depois das 4h da manhã.
A última escola terminou o desfile depois das 8h.


Todas as fotos e vídeos neste post são da escola Unidos de Vila Maria, à excepção da rainha!




Achei o máximo ver pessoas em cadeiras de rodas a desfilar.


E já no final, a bateria:


8 comentários:

shiuuuu disse...

Convido-te para apareceres lá no Shiuuuu... é logo ali ao virar da esquina.

Lc disse...

A Rainha é FABULOSA (lol)

13inary disse...

Se é!

Anónimo disse...

Olá!
Meu nome é Ana Laura e adorei seus comentários sobre a Escola Unidos de Vila Maria, adorei as fotos e também os vídeos.
Sou webdesigner e estou fazendo o novo site da escola. Será que você me daria a honra de incluir sua página no site? Se vc tiver interesse, e nos autorizar, colocamos vc lá!
meu email: analaura@dentmail.com.br
Obrigada e parabéns pela "matéria"

13inary disse...

Olá, Ana Laura!

Obrigado pelo comentário.
Sim, claro que podes incluir a minha página no site da escola.

Depois envia-me o link do site para ir lá espreitar. ;)

Unknown disse...

Oi,

Meu nome é Simone e meu marido sai na Velha guarda da Vila Maria, vc por acaso teria filmado a passagem da Velha Guarda no dia do desfile ? Caso sim, vc teria como envia-lo ou posta-lo por favor.
Agradeço desde já, muito obrigado . Meu e-mail é simone@tompastel.com.br.

13inary disse...

Oi Simone!

Não tenho a certeza se filmei a passagem da Velha Guarda. Vou verificar e depois digo alguma coisa.

13inary disse...

Simone,

Lamento, mas não tenho nenhum registo da Velha Guarda.