domingo, 10 de junho de 2007

La Dorada

Logo depois de regressar da Argélia, fui até terras de nuestros hermanos.

Salamanca é também conhecida como "La Dorada", graças aos tons dourados da pedra de areia, utilizada na construção dos edifícios.
Classificada pela UNESCO, Património da Humanidade em 1988, Salamanca é um cidade imponente.

Cidade de conhecimento, não se pode dissociar da sua universidade. A Universidade de Salamanca, hoje considerada uma das principais universidades de investigação na Europa, foi fundada em 1218 por Alfonso IX, rei de León, e é uma das mais antigas universidades europeias.

Fachada da Universidade

A Catedral Velha, a Catedral Nova, os inúmeros palácios e igrejas, conferem à cidade uma beleza extraordinária, amplificada na Plaza Mayor, local de encontro, repouso e lazer. Cuidadosamente iluminada, a beleza desta praça assume uma dimensão completamente diferente durante a noite.

Perspectiva da Plaza Mayor

O complexo das catedrais é de visita obrigatória. A Catedral Velha, de estilo romano, construída durante os séculos XII e XIII, e a Catedral nova, construída durante os séculos XVI, XVII e XVIII, uma das últimas manifestações do gótico em Espanha, fundem-se para formar um conjunto arquitectónico que exige uma contemplação sem pressas. Puro combustível para a imaginação.

Porta do pátio pequeno


À direita, Cúpula da Catedral Velha, ou Torre do Galo. Em cima, cúpula da Catedral Nova.

No interior, ambas as catedrais estão recheadas de obras de arte.

Pormenor da fachada, de uma das entradas da Catedral Nova. Será um mergulhador, ou um astronauta?

Desde muito novo que fui habituado a viajar para Espanha e, embora, por vários motivos, não seja grande fã dos espanhóis, admiro a vivacidade daquele povo. Regra geral sempre animados, vivem nas ruas, tanto de dia, como de noite. Comem de pé, um pincho de tortilha, um copo de cidra, e fazem imenso alarido. À noite, saltam de bar em bar, já que não se paga entrada. Uma verdadeira folia.

Praceta em frente duma das entradas da Catedral Nova

A cerca de 3 horas de viagem do Porto, Salamanca proporciona um fim-de-semana bem passado, ideal para escapar à rotina.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nem eu faria melhor e sou compeltamente apaixonada pela cidade. Ah! mas podias ter colocado uma foto do jardim de calisto y melibea.
Besitos