domingo, 3 de junho de 2007

Espírito Argelino

De volta ao ritmo tuga, é altura de fazer um pequeno balanço do contacto com o espírito argelino.

Antes de partir para a Argélia, esforcei-me para não me deixar afectar pela chuva de opiniões de quem já lá tinha estado. Pela minha experiência, sei que no desfecho acabo por ter uma opinião distinta e, por isso, tento sempre manter o espírito aberto.

O aparato policial no aeroporto, os inúmeros controlos nas estradas, as revistas aos carros e os detectores de metais, teimavam em não deixar cair no esquecimento o clima de tensão actual. Depressa, tudo isto se tornou banal, acabando até, por vezes, por parecer absurdo e desnecessário.

Os enxames de parabólicas denunciaram o interesse nas culturas do outro lado do mediterrâneo, e os contrastes da indumentária feminina mostravam que algo está a mudar.


Em geral muito devotos à religião, aos poucos os argelinos começam a fugir às regras muçulmanas. Do meu ponto de vista, com o crescimento da sua economia, consequente melhoria das condições de vida e novas gerações, será uma questão de tempo até se renderem às liberdades das culturas ocidentais.

Povo simpático e acolhedor, orgulhoso da sua cultura, desempenha sem grande esforço o papel de bom anfitrião. Existem inúmeros vestígios do império romano espalhados pelo país que, juntamente com o clima mediterrânico, poderiam constituir uma verdadeira atracção turística. Talvez dentro de alguns anos...


A grande devoção religiosa que encontrei na Casbah desconcertou-me bastante, mas deu-me uma perspectiva diferente duma religião que desconhecia por completo.
Está na essência do Homem tentar encontrar respostas a todo o custo, na tentativa de dar um significado à aleatoriedade dos acontecimentos do nosso Universo.
Mas, existirá mesmo ordem no caos, ou estaremos simplesmente entregues a nós próprios?
Numa coisa acredito, as religiões não estão a conseguir acompanhar a evolução da ciência e tecnologia, e as sociedades enfrentam, cada vez mais, uma crise de valores.

2 comentários:

Kinas disse...

ram ram victor!
nao tenho o teu e-mail... tenho q te escrever para saber o q andas a fazer por aqui pelo "universo"!
vive a vida e partilha a experiencia! boas viagens ;)
nuno

13inary disse...

Buenas,

Vou tratar de arranjar o teu mail. ;)
Entretanto vai passando por aqui!

Grande abraço