segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Parrillada, Dulce de Leche y Fernet

Para além do tango e do futebol, a Argentina é também famosa pela qualidade das suas carnes. Juntamente com o Uruguai, são os países com maior consumo de carne per capita. E, a julgar pela fisionomia dos argentinos, está mais que provado que a carne, por si só, não engorda!

A forma mais típica de comer carne na Argentina é a parrillada, ou asado. Simplificando, pode-se dizer que a parrillada será o equivalente ao nosso churrasco, servida ao estilo do rodízio, com diferentes variedades de carne, ou diferentes cortes como eles dizem, acompanhada de batatas fritas cobertas com ovos mexidos, salada e molho chimichurri, para dar mais paladar à carne.
O vegetarianismo não resistiu muito tempo e, ao fim de algum tempo, lá provei as iguarias locais. Sim, a carne argentina é mesmo muito boa.
Estranhamente, não servem picanha. Talvez seja toda para exportar, já que por cá é muito famosa! Desenganem-se, se pensarem que os argentinos a consomem e apreciam como nós.
Ao invés, as carnes que são mais apreciadas na parrillada, são o bife de chorizo, e o matambre.

Parrilla

Diferentes carnes da parrillada

Outra iguaria argentina muito típica é o dulce de leche, e os famosíssimos alfajores, espécie de sanduíche de bolachas, recheadas com doce de leite e cobertas com chocolate. Muito bom, mas um pouco enjoativo para o meu gosto.
É possível encontrar toda uma variedade de doces confeccionados com dulce de leche, para além, é claro, dos próprios frascos deste doce.

Também muito típico, especialmente em Córdoba, é o Fernet, servido com Cola.
Fernet é um tipo de Amaro (significa amargo em italiano), variedade de licor de ervas italiano, normalmente servido como digestivo.
Fernet-Branca é a marca mais famosa, produzida em Milão, a partir de mais de 40 ervas e especiarias.
Esta será provavelmente a bebida branca mais consumida em Córdoba. Devo dizer que tem um sabor horrível ao primeiro trago. Mas primeiro estranha-se, e depois entranha-se!

Publicidade antiga à marca Fernet-Branca

Fernet com Cola

Também muito consumidos são os gelados, os choripans (cachorros quentes) e os lomitos, parecidos com pregos em pão-de-leite, mas também com alface, tomate, queijo e ovo, acompanhados de batatas fritas, quando comidos no prato.

Lomito

1 comentário:

Cláudio disse...

hum... este post deu-me fome.. :P

ai realmente o vegetariano deve ser especie rara..

abraço!