domingo, 2 de setembro de 2007

Normandie

Depois de muita estrada, lá chegamos à Normadia.


Bandeiras: UE, França, Normadia, Granville

Localizada na costa norte francesa, ao longo da margem sul do canal da mancha, em frente às ilhas Guernsey e Jersey, a Normandia foi uma das zonas de ocupação Alemã durante a Segunda Guerra Mundial, e também das mais marcadas.
Os meus familiares têm bem viva essa época e contam inúmeras histórias, nada agradáveis, sobre acontecimentos bastante negros, tais como os bombardeamentos das forças aliadas.
Será certamente do conhecimento geral, mas eu desconhecia que, aquando da libertação da França pelas forças aliadas, para expulsar os alemães de cada vila em que se preparavam para entrar, primeiro bombardeavam-nas, deixando apenas de pé as igrejas, onde as populações locais se refugiavam.

Bunker alemão de metrelhadora de 150mm
Granville, costa da Normandia


Assim, hoje, toda a Normandia é na verdade uma reconstrução do que teria sido antes da guerra. Com alguns melhoramentos mas, segundo nos foi dito, quase tudo foi mantido igual.
Foi incrível ver as enormes paredes das catedrais pejadas de pequenas placas de mármore, com agradecimentos aos céus, dos sobreviventes que aí se refugiaram pela altura dos bombardeamentos. Tempos devastadores...


Depois de ter passado a infância a assistir aos inúmeros filmes que retratavam a II Guerra Mundial, estar na Normandia, foi como que entrar por alguns momentos no cenário de muitas dessas histórias.
Sim, nos dias que correm, vivemos grandes tempos de paz.
Um dos motivos porque devemos dar valor e importância à história, é o de não esquecer. Não esquecer de onde viemos, porque e como viemos. E, talvez assim, possamos não repetir os mesmos erros e ultrapassar os grandes feitos.

Le Redoutable (S 611)
Primeiro submarino nuclear francês
Cité de la mer - Cherbourg

Muito queijo, saborosos moules, vilas pitorescas, belas catedrais, lindas paisagens e muito mar, são algumas das coisas que se podem encontrar na Normandia. De uma forma geral, os franceses não são tão calorosos como os povos latinos, mas por ali fomos sempre bem recebidos.

Pormenor de Granville, Normandia

Marina de Granville
Os franceses "vivem" o mar...

Vagas na costa de Granville

Phare de Goury, la pointe de La Hague

Port Racine, Normandia
O porto mais pequeno da França.


Quanto aos meus familiares, sempre animados e de grande amabilidade, foram incansáveis, desempenhando eximiamente o papel de cicerones. Tal como quando nos levaram a visitar o Mont-Saint-Michel, classificado pela UNESCO Património da Humanidade, e um dos locais mais visitados de toda a França.

Algures, num miradouro a caminho do Mont-Saint-Michel.

Mont-Saint-Michel

Segundo a lenda, em 708, o Santo Aubert, bispo de Avranches, teve uma visão em que o arcanjo Miguel o instruiu para construir um oratório, na pequena ilha rochosa na boca do rio Couesnon. No início, Aubert não lhe deu importância, até que Miguel lhe apareceu novamente, desta vez direccionando o seu dedo para dentro do crânio de Aubert, e ordenando-lhe novamente para completar a tarefa. Diz-se que Miguel lhe apareceu 3 vezes. Depois disto, o oratório foi construído. Foi dedicado a 16 de Outubro de 709, e diz-se que Aubert terá sido enterrado nele.

Pormenor do Mont-Saint-Michel

Vista do terraço

Vista do terraço

Estreitas ruas pitorescas...

... apinhadas de turistas!

Pormenor da decoração do claustro

Claustro

Pormenor do Mont-Saint-Michel

Seja por que razão for, pela lenda, pela construção magnífica, ou por na altura existir terra à sua volta e hoje existir água, é um local de referência em França.
Ali é também a zona das maiores marés da Europa, que podem variar até 14 metros! Se houver oportunidade, vale a pena aguardar pela chegada galopante da maré, que num ápice abraça o monte.

Pormenor do Mont-Saint-Michel

Mont-Saint-Michel

1 comentário:

Anónimo disse...

Tb kero conhecer Mont-Saint-Michel!